agriFM

Selecciona una foto desde tu ordenador o arrastrala aqui. Tamaño recomendado 500px x 500px

Editar Canal


www.vetanco.com">
Thumb
Sube la imagen de tu podcast.Tamaño recomendado 500px por 500px.


SuínoBrasil

Canal SuínoBrasil

Seguir Seguir

Bem-estar animal no transporte e abatedouro

Durante o transporte e a permanência no abatedouro, os suínos são submetidos em um período relativamente curto a um grande número de agentes que afetam seu bem-estar, que incluem:
  • Falta de água e alimento
  • Interação com pessoal desconhecido e manejo diferente
  • Movimentação do veículo
  • Mistura de lotes de animais
  • Processo de carga e descarga
  • Mudanças de temperatura e umidade relativa
Embora cada um desses fatores separadamente tenha pouco ou nenhum efeito negativo sobre seu bem-estar, a combinação de vários deles tem efeitos aditivos, aumentando a resposta do animal ao estresse. Este artigo ainda traz informações sobre:
  • Jejum
Os suínos são uma das espécies mais sensíveis ao estresse do transporte e é aconselhável submeter ao jejum por um período mínimo de 5 horas antes do início do transporte para garantir que o estômago esteja vazio e assim reduzir o risco de mortalidade por tonturas ou vômitos.
  • Carga e descarga
Carga e descarga de animais são os momentos mais estressantes no transporte. Durante este processo, os animais são transportados das instalações para o caminhão. O estresse é tanto físico, uma vez que o animal deve se esforçar excessivamente durante seu movimento, quanto psicológico, uma vez que são transferidos para um ambiente desconhecido por pessoas que também lhe são desconhecidas.
  • Abatedouro 
Ao chegar ao abatedouro, os animais são descarregados e normalmente conduzidos para baias para aguardar o momento do abate. A principal função da espera é ajudar os animais a se recuperarem do estresse do transporte. No entanto, as baias são um ambiente novo e desconhecido para o animal, ao qual ele precisará se adaptar. É importante que as baias tenham água disponível durante o período de espera  Outros problemas de bem-estar, como a fome, não podem ser mitigados, por isso é recomendado que os suínos fiquem nas baias de espera o menor tempo possível e, se o transporte não tiver sido estressante, eles são conduzidos diretamente do descarregamento para o abate.
  • Insensibilização
Para evitar a dor e o estresse causados pelo processo de sangramento, os animais são previamente insensibilizados. Existem dois métodos principais de insensibilização em suínos: Insensibilização elétrica Insensibilização por exposição à Dióxido de Carbono (CO2) em altas concentrações

Relacionados con Suínocultura

24
28
93

Comparte este podcast

Facebook Twitter LinkedIn Email
Portugués
POR
Avatar
Crear mi cuenta