Esse artigo explica sobre o sistema de segurança dos alimentos e as exigências regulatórias, escrito por Angela Pellegrino Missaglia.
Agora você não precisa mais ler, pode escutá-lo!
O assunto é antigo, porém adquire
nova roupagem com o amadurecimento do setor produtivo de alimentação animal, revisão do sistema regulatório e de normativas internacionais relacionadas com a gestão da segurança de alimentos para animais. a Instrução Normativa 65 seguida da
Instrução Normativa 14 que dispõem sobre as
ações necessárias para a segurança de alimentos quando se trabalha com alimentação medicamentosa, comum nos sistemas brasileiros de produção de alimentos de origem animal.
Vale lembrar que a IN 65 está incluída na IN 04 como uma regulamentação específica e especialmente sob o tema de prevenção da contaminação cruzada, que é um dos POPs exigidos e mais importantes para a garantia de um alimento seguro.
Muito embora seja um documento a ser usado pela fiscalização,
tem um valor enorme para a indústria em função de sua transparência e possibilidade de preparo de sua operação e equipes para não somente as atividades de fiscalização, como também para organizar suas operações, registros e preparar as equipes para a
boa gestão do sistema de segurança de alimentos. Portanto, temos com esta base regulatória
todos os elementos e informações necessárias para a implementação e gestão dos programas de Boas Práticas de Fabricação permitindo às empresas trabalhar em avaliações e organizar suas auditorias internas, que são importantes ferramentas de verificação da eficácia dos programas.
O
autocontrole dá mais liberdade aos fabricantes de estabelecerem os controles de suas operações da forma que lhe seja mais prática,
porém lhes dá a responsabilidade de planejá-las de maneira a atender os conceitos de segurança de alimentos, demonstrando de forma auditável que são eficazes.
Estamos em uma época de valorização da transparência entre os vários elos da cadeia produtiva. Não se consegue a garantia da segurança de alimentos sem compartilhamento de responsabilidades, troca de informações, ou seja, um trabalho conjunto.
Se você prefere ler o artigo, é só
clicar aqui!!