agriFM

Selecione uma foto do seu computador ou arraste-a aqui. Tamanho recomendado 500px x 500px

Editar Canal


Com o intuito de trazer informação de qualidade para toda a comunidade SuínoLovers, o Grupo de Comunicação AgriNews inova mais uma vez. E, acompanhar o dinamismo da suinocultura para SuínoBrasil traz uma visão técnica e inovadora da suinocultura nacional, agora na versão podcast! Neste canal, você ouvidor ouvido, terá acesso a uma versão em dos artigos técnicos em nossa revista impressa. Aqui você pode ouvir conteúdo técnico nas áreas de controle sanitário, sanidade, manejo, nutrição, bem-estar, saúde intestinal, meio ambiente, e demais temas atuais redigidos por profissionais renomados da cadeia suinícola. Esses conteúdos são selecionados, valiosos e diagramas por uma equipe técnica altamente qualificada! E agora, pode acessar-los, em formato de áudio, aqui na Agri FM, sua nova rede social Além de veiculados na revista impressa e aqui na Agri FM, na versão de podcast, nossos técnicos são enviados, semanalmente, via newsletter, para mais de 4,5 mil assinantes segmentados do setor suinícola brasileiro. Para receber a nossa newsletter semanal basta acessar www.suinobrasil.porcino.info/cadastrar/ e se registrar. Informe todos os seus dados, pois os direitos necessários, que você receberá, poderão ser dados de graça em nossa revista impressa, via Correios. Também aproveitamos para convidar a todos para fazerem parte dos mais de 20 mil seguidores que acompanhamos no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e Youtube. Inscreva-se no nosso canal no youtube - AgriNews TV Brasil para acompanhar temas de entrevistas e vídeos educacionais sobre os mais da suinocultura brasileira. E não permita que o canal Su Su Brasil aqui na AgriBrasil FM podcasts, siga especificamente a rede latino-americana e mundial. Sejam muito bem-vindos e muito bem-vindas ao canal de podcasts da SuínoBrasil. Vocês podem aprender e se atualizarem sem deixar de se divertir.">
Thumb
Faça upload da imagem do seu podcast. Tamanho recomendado de 500 por 500 pixels.


SuínoBrasil

Canal SuínoBrasil

Seguir Seguir

Impactos da zearalenona na reprodução de suínos

  • Impactos da zearalenona na reprodução de suínos
  • O termo micotoxina é derivado de “mykes”, que significa fungo” e “toxicon” que significa veneno. A micotoxina zearalenona (ZEA) é um metabólito secundário tóxico produzido por fungos do gênero Fusarium, que podem ser comumente encontrados em cereais e outros grãos, como milho, cevada e trigo.
  • A ZEA é uma toxina branca, cristalina, solúvel em gordura, tem ponto de fusão relativamente alto (164 a 165 °C) e, ainda, é estruturalmente semelhante ao hormônio sexual 17β-estradiol.
  • Dessa forma, ao ligar-se aos receptores de estrogênio, exerce efeitos estrogênicos em animais, aos quais a espécie suína é a mais sensível.
  • Devido às suas propriedades estrogênicas, a ZEA tem sido associada a efeitos negativos na reprodução de suínos, os quais incluem:
  • Alterações no ciclo estral
  • Redução da fertilidade de machos e fêmeas e
  • Aumento da mortalidade fetal (Gong et al., 2018).
  • Portanto, a intoxicação por ZEA sempre deve ser considerada como diagnóstico diferencial em casos de falha reprodutiva.
  • Além dos efeitos diretos na reprodução, a ZEA também pode ter efeitos indiretos na saúde dos suínos.
  • Estudos têm mostrado que a exposição a altas doses de ZEA podem afetar a saúde intestinal e o sistema imunológico dos suínos, além de causar aumento do estresse oxidativo, o que pode levar a danos celulares e aumento do risco de doenças.
  • Para ler o artigo “Impactos da zearalenona na reprodução de suínos, clique AQUI
  • Ouça também: “PCV4 uma nova ameaça à suinocultura?
 

Relacionados com Suínocultura

134
101
136

Compartilhar este podcast

Facebook Twitter LinkedIn Email
Portugués
POR
Avatar
Minha conta