Na semana passada recebemos o Diretor Técnico da aviNews Brasil,
José Antonio Ribas Jr., que conversou com o Presidente da Associação Catarinense de Avicultura (AVAC),
Ricardo Faria sobre o tema
“Carne de Frango, ovos e grãos. O que esperar?”
Durante a live os convidados debateram assuntos importantes e essenciais para a cadeia de produção, como por exemplo a
atuação do mercado avícola brasileiro com relações as exportações, visto que o cenário comercial e de consumo da carne de frango é favorável ao produto brasileiro. De acordo com dados do Relatório Anual da ABPA, o consumo per capita do produto alcançou 45,56 quilos em 2021, sendo o segundo maior índice já registrado pelo setor. Nas exportações, até março, as vendas estavam 10,2% superiores ao mesmo período de 2021 (ano de recorde das exportações). A expectativa é de novas elevações em abril, com vendas mensais acima de 410 mil toneladas. Entretanto, o setor vive a sua mais severa crise de custos de produção, com altas superiores a 100% no
milho e no farelo de soja, acumuladas ao longo dos dois últimos anos e com especial impulso neste início de 2022. Adicione a isto as elevações dos custos de fretes marítimos, do diesel, das embalagens de plásticos e papelão e diversos.
Ricardo também comentou sobre a sua visão com base no cenário econômico do Brasil, que ainda está se recuperando dos impactos negativos da pandemia no crescimento do PIB, no emprego e na maioria dos setores da economia. Para 2022, o Banco Central do Brasil prevê que o PIB cresça 0,65% e apenas 1% em 2023. É óbvio que o setor produtivo conhece este cenário mais do que ninguém e projeta seus investimentos a partir destes cenários.
Foi uma grande oportunidade de debater cenários, oportunidades e desafios de nossas cadeias de produção!
Se você quiser acompanhar entrevistas como essa ao vivo, siga-nos em nosso perfil no Instagram:
@avinewsbrasil