Este artigo nos trás um pouquinho mais sobre a vacinação in ovo e a sua importância no incubatório, escrito por Felipe Lino Kroetz Neto.
Agora você não precisa mais ler, pode escutá-lo!
Ainda nos dias de hoje, muitas pessoas medem o potencial do incubatório se baseando apenas na eclodibilidade, no número de pintinhos nascidos do dia, mas o correto seria avaliar principalmente a qualidade destes pintinhos através do seu desempenho zootécnico. Isso quer dizer, que o maior percentual de eclosão, nem sempre, necessariamente, significa uma excelente qualidade dos pintinhos.
A expressão máxima da performance dos pintinhos a campo é uma busca constante e mútua dos técnicos da área de incubação e da área de produção em todo o mundo. Para que esta busca seja atingida é necessário monitorar todos os detalhes possíveis que possam, por ventura, influenciar negativamente a qualidade de eclosão e desempenho a campo.
Desta forma, a vacinação in ovo tem um grande papel na eclodibilidade e no desempenho do frango, pois é sabido que a vacinação in ovo além de facilitar o manejo da
vacinação, faz com que o pintinho inicie seu processo de imunização pelo menos 2 dias antes do nascimento, o que se difere das vacinações realizadas ao nascimento e/ou a campo. Porém, se realizada em momento incorreto, pode gerar uma influência negativa, tanto para eclodibilidade, quanto no desempenho do frango a campo.
Olhando em detalhes para a vacinação do incubatório, atualmente os incubatórios de maior capacidade em todo o mundo vacinam pela via in ovo. Além disso, um certo nível de automação também é aplicado para garantir a otimização do tempo e dos colaboradores durante todo o processo de vacinação. Quando o assunto é vacinação in ovo, surgem vários questionamentos sobre o que aplicar, quais os locais ideais de aplicação das vacinas e suas eficácias, quais os cuidados necessários para se ter uma boa vacinação, como garantir que o sistema de desinfecção seja eficiente e qual o momento ideal para a realização da vacina…
Se você prefere ler o artigo, aqui está o link
https://avicultura.info/pt-br/vacinacao-in-ovo/