Suínos sob uma nova perspectiva, o xenotransplante!
Suínos sob uma nova perspectiva, o xenotransplante!
A fila de transplante no Brasil, atualmente, tem mais de 50 mil pessoas (53.218) em busca de um órgão ou tecido. De acordo com dados do Ministério da Saúde, as cirurgias de córnea e rim reúnem o maior número de pacientes na espera. E a solução para essa espera angustiante, pode vir do suíno!
O xenotransplante (xenoTx), ou transplante interespécie, é definido como o transplante de órgãos, tecidos ou células entre diferentes espécies e representa uma das propostas mais interessantes para resolver a escassez de doadores de órgãos. A perspectiva de extrair tecidos e órgãos de animais imunologicamente modulados, com pouca ou nenhuma chance de provocar rejeição em humanos, torna o xenoTx atraente para fins clínicos. Essa proposta melhoraria os resultados clínicos e reduziria o tempo de espera e a mortalidade dos pacientes na lista de espera para transplante porque forneceria órgãos de boa qualidade a qualquer momento.
E o nosso convidado para esclarecer algumas dúvidas sobre o tema é o Doutor e Pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) – Ernesto Goulart.
12 anos de experiência em pesquisa biomédica. Inventor de várias patentes em terapias avançadas (e.g. terapia viral oncolítica, produtos baseados em células-tronco, etc), autor de vários artigos de alto impacto no campo (e.g. Nature, Biofabrication, Cancer Research, etc) e membro ativo da Sociedade Internacional de Pesquisa em Células-Tronco (ISSCR). Atualmente trabalha em desenvolvimento de negócios, conectando o setor privado às universidades visando o desenvolvimento em terapias baseadas em células-tronco, tecnologia CAR-T, xenotransplante, terapia genética e medicina regenerativa.
Caso queira acompanhar a entrevista em vídeo, clique AQUI