Planejamento Forrageiro: você se preparou para o período da seca?
Sistema de produção animal em pastagem é uma empresa a céu aberto que depende de vários fatores que não conseguimos controlar: preço dos insumos, temperatura, precipitação. Mas existe uma certeza para todo pecuarista, a estacionalidade da produção de forragem! A época da seca é um período no ano que a produção de forragem diminui ou, dependendo da região, paralisa.
Para que a demanda e a oferta de forragem ao longo do ano seja adequada e o desempenho dos animais seja mantido é necessário fazer o planejamento forrageiro. Recebemos o professor Manoel Rozalino, especialista na área de Forragicultura e Manejo de pastagens e conversamos sobre as estratégias para realizar o planejamento forrageiro na propriedade.
O planejamento forrageiro consiste em planjear a produção da forragem e como isso será fornecido/ofertado ao animal. Lembrando sempre de equilibrar a demanda animal com a capacidade produtiva de forragem do sistema. Principalmente porque em muitos lugares do país, esse é o principal alimento fornecido aos ruminantes.
A ausência do planejamento forrageiro é um dos principais problemas na pecuária nacional, isso porque, a estacionalidade é uma característica previsível do nosso clima. Já o planejamento forrageiro é algo que pode ser organizado com antecedência para que não falte alimento aos animais no período da seca.