As pequenas notáveis (como apelidei carinhosamente as codornas), são aves pequenas e encantadoras que não apenas possuem uma aparência única, mas oferecem diversos benefícios como animais pet e de produção. Essas aves têm uma história rica e uma série de características que as tornam uma escolha bem interessante para a criação e o consumo de carne e ovos em várias partes do mundo.
Espécies de codornas têm sido domesticadas há milhares de anos, com registros que remontam ao Egito antigo e à China. A coturnicultura, criação racional de codornas, pode ser encontrada em diversos países atualmente, devido à sua adaptabilidade e manejo. São aves de tamanho pequeno, o que torna possível criar uma grande quantidade em espaços menores.
Entretanto, uma das dificuldades e/ou equívocos que criadores enfrentam com muita frequência é fornecer a mesma alimentação das galinhas para as codornas. Contudo, embora codornas e galinhas sejam aves e tenham sistemas digestórios com algumas semelhanças, existem alguns motivos pelos quais a ração de galinha não é adequada para as codornas, você sabia?!
Algumas razões são:
Espécies diferentes;
Necessidades nutricionais e capacidade de consumo de alimento;