Ventilação: Noções Básicas para Aviários de Frangos de Corte
Este artigo nos fala sobre a ventilação no aviário de frangos de corte, as noções básicas e os tipos de ventilações utilizadas, escrito por Ricardo Ribeiro Guerra. Agora você não precisa mais ler, pode escutá-lo!
Controlar o ambiente interior do aviário é a chave para o sucesso na produção de aves e os profissionais que devidamente utilizam a ventilação obtém melhor eficiência alimentar, melhor taxa de crescimento, menor mortalidade, melhor uniformidade e melhores retornos financeiros sobre os seus lotes. A ventilação é de uso contínuo e diário, essencial na produção de aves em todo o ano.
As aves que se desenvolvem em um ambiente controlado com a ventilação adequada obtêm melhor crescimento e conforto.Uma boa ventilação eficaz remove o excesso de umidade do aviário e oferece às aves um ar fresco. Ventilação inadequada provoca estresse, permitindo calor excessivo e acúmulo de umidade no galpão, resultando em más condições ambientais.Aviários modernos utilizam ventilação negativa para mover o ar exterior para dentro do aviário, através das entradas de ar lateral, (Inlet) e remover o ar interior para fora usando os exaustores. Aviários que não estão equipados com entradas de ar (Inlet) e exaustores, dependem de brisas externas e correntes de ar para fluir a quantidade adequada de ar no interior do aviário e regular a temperatura e qualidade do ar interior do aviário.Para máximo desempenho, as aves devem ser mantidas em uma zona de conforto térmico.As altas temperaturas provocam ofegacão excessiva e utilização de alimentos ineficiente; E baixa temperatura diminuirá a ingestão de alimento em aves jovens e aumentará o consumo de alimentos em aves mais velhas. A principal vantagem da Ventilação Negativa é ter condições mais constantes e consistentes do aviário, que resultará em melhor rendimento em produção das aves…
Se você prefere ler o artigo, aqui está o link https://avicultura.info/pt-br/nocoes-basicas-ventilacao-aviarios-frangos-de-corte/