Olá ouvintes do canal Nutriprosa!
Ouça um bate-papo sobre um assunto muito comentado na nutrição de monogástricos, utilização de insetos na alimentação dos animais. O especialista no assunto que compartilha conosco seu conhecimento é o Diego Vicente da Costa, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Diego possui graduação, mestrado e doutorado em Zootecnia, área de concentração Produção e Nutrição de Não-Ruminantes É pesquisador renomado e entusiasta da área de produção e uso de insetos como alimento para animais e humanos.
É um debate muito pertinente e interessante! Este tema foi escolhido porque a crescente demanda global por proteína animal e a disputa por animais e humanos por fontes proteicas tradicionais como soja ou energéticas como milho, gera a necessidade de alternativas de fontes de nutrientes para alimentação animal. E mais do que isso, que sejam produzidas de forma sustentável. Uma das alternativas para esse cenário é a inclusão de insetos alimentícios na nutrição de aves e suínos. Além disso, é uma forma de diminuir custos das dietas doas animais.
Um ponto importante é saber qual o tipo de inseto utilizado na nutrição animal. Não é todo inseto que se utiliza e nem todas as fases de vida desse inseto. Um dos insetos mais utilizados na nutrição animal é a mosca black soldier fornecida na fase de vida larval. Outro inseto que vem sendo utilizado é o besouro tenébrio, também fornecido na fase larval. Grilo e barata utiliza já a ninfa ou o adulto. É importante saber que nem toda espécie de inseto é alimento, inclusive existe espécie que é venenosa.
Para estimular a utilização de insetos alimentícios na nutrição animal, é importante ter o incentivo e além da produção por parte das empresas brasileiras.
Para saber mais sobre esse tema pertinente, uso de insetos na nutrição animal, acompanhe o nosso podcast!
#insetosalimentícios #zootecnia #agronomia #medicinaveterinária #insetos #blacksoldier #aves #suínos #peixes #pets