Leonardo Vega, Ademir da Silva e Gustavo C. dos Anjos falam sobre a CIBIT e Trinovati: Startups de inovação tecnológica para a avicultura 4.0.
Granja 4.0, industria não é um tipo de inovação ou tecnologia. São diversas tecnologias que buscam resolver problemas, facilitar e otimizar processos e maximizar lucros. São diferentes camadas de tecnologias cada um com sua especialidades
Trinovati trabalha com a sensorização de todo o ambiente da granja e gera uma serie de informações a partir disso. A CIBIT tem plataformas de gestão que permitem o controle e gestão da rotina (fiscais, administrativas, rastreabilidade) de todo o processo. As duas se complementam e entregam o que chamamos de granja 4.0, uma solução completa para os produtores.
O usual é que as granjas tenham um diagnóstico do problema e usem medidas paleativas ou, ainda, medidas preventivas com base em dados históricos. A mineração de dados, monitoramento dos animais e ambiente na granja 4.0 permitem o produtor agir antes do problema, ou seja, predizer o que vai acontecer!
Por exemplo, é possivel prever se o animal terá um problema respiratório ou não, quanto tempo o estoque de ração atenderá a granja, em qual dia de vida os animais alcançaram o peso ideal de abate para que o lote atenda à demanda do frigorífico. Com isso, é possível trabalhar na solução de problemas que nem aconteceram ainda.
A Trinovati nasce de uma necessidade encontrada na avicultura brasileira, mesmo o país estando no ranking dos maiores produtores, precisamos continuar crescendo e expandido o setor. Para isso, é necessário que o avicultor se sinta motivado a continuar seu trabalho a campo, por isso a tecnologia tem o objetivo de facilitar o trabalho das pessoas e, principalmente, garantir a rentabilidade do negócio.
Hoje a Trinovati tem uma solução que permite acompanhar o desempenho da ave desde o primeiro dia que chega na granja ate a predição dos 7 dias que antecendem o peso de abate na indústria.