A porca é um animal poliéstrico que, em condições favoráveis, manifesta sua atividade sexual durante todo o ano. Seu ciclo estral é de aproximadamente 21 dias com um intervalo de 15 a 28 dias. De acordo com as mudanças que ocorrem tanto em suas manifestações internas quanto externas, elas são divididas em quatro fases: proestro, estro, metaestro e diestro.
PROESTRO
Esta fase dura 2 dias e as fêmeas começam a montar umas nas outras, sem aceitar o macho (receptividade do cachaço). Sintomas externos como vermelhidão vulvar e secreções começam a aparecer.
As fêmeas de reposição mostram sinais de proestro por vários dias, enquanto as multíparas podem durar apenas um ou dois dias.
Esta fase é caracterizada por um aumento na vocalização, também conhecido como “canto”.
Há também um aumento de certos comportamentos: mordedura de gaiolas ou portas das baias; tentam montar outras porcas, ou sair da gaiola à procura do cachaço.
Esses sinais são muitas vezes confundidos na área de serviço, e os técnicos podem estar inseminando as porcas muito cedo, o inchaço vulvar ocorrendo vários dias antes do estro e realmente reduzindo quando o estro começa.
Internamente, o folículo terciário se desenvolve no ovário, aumentando a secreção de estrogênio e iniciando a preparação dos órgãos tubulares e da vulva com seu edema característico.
Para ler o artigo “Características do ciclo sexual da porca”, clique AQUI