Este artigo nos explica um pouco mais sobre a relevância da câmara de ar do ovo de galinha, escrito por Fabio Bittencourt, especialista em incubação de frangos e perus.
Agora você não precisa mais ler, pode escutá-lo!
A observação da câmara de ar, quando bem entendida, é de muita relevância para quem deseja melhorar a produtividade do seu
incubatório.
O conteúdo desta matéria tem como objetivo produzir insights ao leitor, para que possamos ajudá-lo, em algum momento: ou pela estratégia de definição de rotinas do manejo do ovo, da postura ao incubatório, ou pelo aprimoramento das leituras do embriodiagnóstico, lembrando que o mesmo se inicia pela observação da
câmara de ar.
O tamanho da câmara também está relacionado ao tamanho do ovo, ou seja, quanto maior o tamanho do ovo, maior a câmara. A rapidez com que a câmara se forma depende da taxa à qual o ovo é resfriado após ser posto. Se a temperatura do ar for baixa, a câmara pode aparecer dentro de um tempo curto, como dois minutos. Em um ambiente quente e úmido, podem ser necessárias várias horas para a sua formação. Na maioria dos ovos de galinha, aparecem em 6 a 10 minutos.
Imediatamente após o surgimento, seu diâmetro médio é de 0,5 a 0,9 cm e o volume de 0,1 a 0,2cc, dependendo do tamanho do ovo. Mas, após duas horas estará com 1,3 a 1,5 cm de diâmetro. Convém salientar o porquê de não se recomendar a incubação do ovo do dia, ou mesmo antes do rebaixamento da temperatura interna. A formação da câmara de ar não depende da presença das chalazas ou da gema. Se a câmara não está na extremidade mais larga do ovo, o pinto pode morrer por asfixia dentro da casca.
Se você prefere ler o artigo, é só
clicar aqui!!