Bolsa de suínos do estado de Minas Gerais: origens, história, objetivos e contribuições
Bolsa de suínos do estado de Minas Gerais: origens, história, objetivos e contribuições
Tudo começou faz uns 15 anos. Antes de 2009. Já eram tempos de informática, mas não era de conectividade.
O debate de preços na suinocultura já carecia do conhecimento da oferta de animais ao mercado porque era sempre enviesado e vitimista. Não conhecíamos nem as nossas próprias forças.
Ali, em um caldo de cultura que envolvia uma região pujante na suinocultura, experiências com a Veterinária, assistência técnica, propriedade de suinocultura, trabalho em associações e cooperativas, a paixão por números, fatos e dados, além da cereja do bolo que era uma empresa de informática para suinocultura, surgiu a ideia de mensurar a oferta com intervalos diários, por dispositivos eletrônicos, escapando das pesquisas puramente opinativas e declaratórias. Era um sonho para a época!
Em 2009 a Suinsoft Sistemas para Suinocultura, de Ponte Nova MG, fez seu primeiro projeto contemplando as ideias que hoje são base da plataforma de dados da Associação do Suinocultores de Minas Gerais.
Esse projeto foi discutido mais de uma vez, mas não foi à diante. O que faz parte de qualquer ideia nova e desconhecida. Nem sempre suas qualidades e seu potencial são percebidos imediatamente. Não há erros, é simplesmente assim que as novidades se desenvolvem.
A mistura de uma falta de automatização plena não colaborou com os resultados e assim a tentativa inicial durou apenas um ano e desapareceu.
Outras conversas sobre o “Radar de Mercado” aconteciam esporadicamente até que em meados de 2017 germinou a semente do que é hoje a Plataforma de Dados BSEMG. Nascida como BSim – Bolsa de Suínos do Interior de Minas.
Caso queria, leia o artigo Bolsa de suínos do estado de Minas Gerais: origens, história, objetivos e contribuições, clicando AQUI