Nesse podcast vocês poderão saber um pouquinho mais sobre a Aerosaculite e E. coli que estão hoje, muito presentes nas produções de frangos de corte. O entrevistado foi o Dr. Alberto Back, Diretor Executivo do Mercolab, laboratório que hoje atende grande parte das agroindústrias produtoras de carne de aves do Brasil.
Durante o bate-papo foi indagado ai Dr. Alberto sobre um ocorrido durante o Simpósio Técnico da ACAV, onde um participante enviou uma mensagem informando a ocorrência de alta mortalidade, iniciando próximo aos 14 dias e que na necropsia, verificava-se 100% das aves com quadros de Aerosaculite grau 2 para 3, além de uma grande presença da
Escherichia coli. E qual eram os dados que o Mercolab possuía a respeito desse ocorrido.
O Dr. Alberto foi questionado sobre o que estaria causando esse problema e o que poderia ser feito para amenizar isso. Infelizmente são questões que não possuem uma resposta totalmente completa, mas que várias pesquisas e parcerias estavam sendo feitas para descobrir o causador principal dessas mortalidades.
Pensando-se nos possíveis causadores das enfermidades, foi questionado se havia alguma relação do problema com as mudanças climáticas (escassez hídrica, por exemplo), considerando que são condições que podem afetar o aparelho respiratório da ave e deixá-la mais vulnerável a micro-organismos oportunistas.
O público fez muitas perguntas ao Dr. Alberto e muitas dúvidas foram sanadas durante a entrevista. Foi um bate-papo muito interessante e importante, visto que são enfermidades que estão presentes nas granjas e que infelizmente não se conhece totalmente o que está ocasionando essas mortalidades. Lembrando sempre no bem-estar das aves e na produção como um todo.
Se você quiser acompanhar entrevistas como essa ao vivo, siga-nos em nosso perfil no Instagram:
@avinewsbrasil
E se quiser acompanhar a live em vídeo é só clicar
aqui!