Qual parte da fibra é mais importante para a saúde intestinal dos leitões?
Qual parte da fibra é mais importante para a saúde intestinal dos leitões?
A fibra alimentar é utilizada pelos suínos de acordo com o grau de fermentação sofrido pela microbiota no intestino delgado e grosso.
É o conjunto de carboidratos que não pode ser digerido por enzimas digestivas e é quimicamente definido como a soma de polissacarídeos não amiláceos e lignina.
Dependendo da sua solubilidade em água, é classificada em fibra solúvel (gomas, betaglucanas, mucinas e pectinas) e fibra insolúvel (celulose, hemicelulose e lignocelulose) e, dependendo das características físico-químicas e sua capacidade de fermentação no intestino, desempenha diferentes papéis na função fisiológica do trato gastrointestinal e em geral na saúde do leitão.
A fibra dietética solúvel é rapidamente fermentada pela microbiota da seção final do intestino delgado e da parte proximal do intestino grosso.
Caracteriza-se por aumentar a viscosidade, reduzir o trânsito intestinal e geralmente reduz o consumo devido ao seu efeito saciante.
A fibra dietética insolúvel passa pelo intestino quase sem ser digerida, aumentando o trânsito intestinal e o volume fecal, aumentando a capacidade de retenção de água. Além disso, apenas uma pequena parte é fermentada, pois os suínos não possuem as enzimas necessárias para isso.
Sobre o tempo de retenção…
Nesse sentido, a fibra insolúvel diminui o tempo de retenção do alimento no trato intestinal, desenvolvendo uma função mecânica. Se o tempo de retenção for menor, parece lógico pensar que:
O desenvolvimento de patógenos no intestino será reduzido.
As fermentações dos alimentos não digeridos no intestino serão limitadas pelo efeito de enchimento após a fase de anorexia pós-desmame.
Diminuirá a colonização por E. coli, reduzindo suas chances de aderir aos receptores no trato intestinal.
Se pensarmos que as características funcionais da fibra incluem suas características físicas, o tamanho da partícula da ração tem alguma influência na saúde intestinal dos leitões?
Para ler o artigo “Qual parte da fibra é mais importante para a saúde intestinal dos leitões?“, clique AQUI