Leandro Feijó, diretor do Departamento de Temas Técnicos, Sanitários e Fitossanitários – DTSF, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), comentou um pouco com nós sobre sua palestra no XIX Congresso de Ovos da APA, que aconteceu de 22 a 24 de março de 2022. O tema foi
“Perspectivas atuais e futuras para mercados de ovos”, durante sua palestra Leandro apresentou os esforços envidados para a abertura de novos mercados para as exportações brasileiras de ovos e derivados, também destacou a importância sobre o diferencial do Brasil nos cuidados com a
saúde animal.
Leandro salienta que a maior parte de ovos produzidos no Brasil é consumido internamente e que o cenário é positivo e otimista, existem ações em curso do MAPA para a abertura de mercados, para que a indústria brasileira possa escoar o seu excedente de produção e logicamente, gerar mais renda e bem-estar ao produtor. São muitas negociações em curso, durante o evento Leandro chegou a apresentar de 12 a 15 negociações.
Ele cita que é preciso ter um direcionamento mais acurado daquilo que o setor produtivo nacional deseja, porque ao longo do tempo vão recebendo pedidos de habilitação, mas o esforço precisa acontecer para que consigam atender de forma setorial o que o setor de ovos no Brasil entende que comercialmente seria importante, o governo trabalhar para a abertura de novos mercados, com essa interação, principalmente com a ABPA, eles vêm trabalhando com algumas negociações importantes. Por exemplo: China, México, Colômbia, com a União Europeia, levando em consideração o acordo Mercosul.
O objetivo foi trazer o setor privado ainda mais perto do Ministério da Agricultura, para que essa estratégia possa sempre estar levando em consideração o “tino” comercial.
“O agronegócio de ovos tem um presente e futuro brilhantes para alavancar o setor e gerar mais renda e empregos para o produtor e indústria!!!”
Se você quiser acompanhar entrevistas como essa ao vivo, siga-nos em nosso perfil no Instagram:
@avinewsbrasil